Central de Ajuda

Montagem e Fechamento de Arquivos

  • Excesso de Nós

  • Textos e imagens em vetor com um número de nós maior do que 900 estão com excesso de nós. Ao enviar arquivos que contenham elementos com excesso de nós, pode ocorrer que esses elementos não sejam impressos, isto é, não constem na impressão do material. Para não ocorrer esse tipo de problema é preciso separar os nós.

    Para fazer isso, há três opções: converter os objetos em bitmap, diminuir o número de nós ou separá-los em vários objetos para obter um número menor de nós. Veja como fazer:

     –

    Corel Draw:

    – Separar textos com excesso de nós no Corel Draw:
    Selecione o bloco de texto com número excessivo de nós, clique com o botão direito no objeto (atalho CTRL + K), selecione um trecho do texto (metade do bloco, por exemplo), e na área selecionada clique com o botão direito do mouse e em seguida selecione “Combinar” (atalho CTRL + L).

    Lembre-se de que, com um objeto selecionado, no canto inferior esquerdo da tela do Corel Draw é possível localizar o número de nós referentes ao objeto.

    – Converter imagens com excesso de nós em bitmap no Corel Draw:
    Em imagens em vetor com um grande número de nós é preciso fazer a conversão para bitmap antes. Para isso, selecione o objeto, clique no menu “Bitmap”, sem seguida “Converter em Bitmap”. Na janela seguinte, selecione modo de cor CMYK e resolução 300 DPI.

     –

    Illustrator:
    Selecione o objeto, clique no menu “Object“, depois “Path“, e então “Simplify“. Clique para pré-visualizar e você será informado da quantidade de nós do objeto  selecionado. Nesta janela você poderá aumentar ou diminuir a quantidade de nós do objeto. No caso de ter objetos soldados, você pode clicar com o botão direito e selecionar “Release Compound Path” para fazer a quebra.

     –

    Photoshop

    Em alguns casos, no Photoshop podemos dividir um Shape Layer (forma) em várias partes. Usando a ferramenta Direct Selection Tool (Seleção direta) podemos selecionar os Anchor Points (pontos de âncora) de uma parte da layer (camada) e duplicá-los (CTRL+J). Depois basta deletar os mesmos anchor points do Shape Layer original. Se o objeto com excesso de Anchor Points não for divisível, você deverá rasterizá-lo.