Central de Ajuda

Montagem e Fechamento de Arquivos

  • Como utilizar o calendário disponível nos gabaritos?

  • Os calendários 2017/2018 estão disponíveis em diversos gabaritos, como de folhinha, calendário wire-o, calendário de mesa simples, com porta cartões e outros. Ao utilizar os gabaritos na criação da arte é necessário ter alguns cuidados para que o impresso seja produzido adequadamente.

    Os objetos e a impressão da segunda camada são, por segurança, bloqueados e agrupados, a fim de evitar o deslocamento de números, nome dos meses, luas e outros objetos que compõem o calendário. Sendo assim, é preciso excluir apenas as linhas do padrão antes de exportar o arquivo.

    De qualquer modo, a verificação no Pré-flight é essencial, pois ela indicará exatamente o que será impresso. Portanto, se o arquivo for enviado em PDF/X-1a e o calendário não aparecer, significa que ele ficou inativo para impressão. Vejamos agora como resolver esse problema:

    Utilizamos duas camadas nos gabaritos de calendários: a primeira é destinada para a própria criação da arte e a segunda para o calendário e as linhas que demarcam as margens de sangria, segurança, corte e, em alguns casos, o vinco.

    Tudo o que está localizado na segunda camada  não será impresso, pois a impressão está desativada. Entretanto, a primeira camada possui impressão ativa, logo, tudo o que está nessa camada será impresso.

    ativar ou desativar impressão e exportação

     

    Não consigo mover os objetos do calendário. O que eu faço?

    Bem simples! Basta desbloquear o “cadeado” pelo próprio gerenciador e desagrupar os objetos. Feito isso, o calendário poderá ser deletado ou modificado de acordo com sua preferência.

     

    Bloquear ou Desbloquear

     

    Importante: é preciso muita atenção ao mexer no calendário para evitar excluir ou até mesmo desalinhar informações.

    Certifique-se de excluir tudo aquilo que não quer que seja impresso.