Central de Ajuda

Montagem e Fechamento de Arquivos

  • Preto e Cores Escuras

  • Como utilizar a cor preta

    Certos cuidados são necessários ao trabalhar com a cor preta na montagem das suas artes, uma vez que, sem observar algumas orientações, é possível que haja problemas no resultado da impressão, como manchas, decalques e tonalidades diferentes daquela que o cliente deseja.

     

    Manchas: Caso o seu material tenha impressão frente e verso, tome cuidado com as cores que irá utilizar. Se a impressão da frente do material possuir cores escuras, faça a impressão do verso também com cores escuras. A mesma regra se aplica para cores claras.

    Mas caso você queira mesmo assim utilizar cores diferentes, esteja ciente de que há risco de borrar ou manchar o material. Isso ocorre porque a cor de tom mais escuro mancha a parte que tem a cor mais clara.

     

    Manchas

     

    Exemplo: Frente com tons escuros e verso com tons claros. O verso que foi impresso com tons claros borrou. O mesmo pode ocorrer com seu material.

     

    Confira abaixo os tipos de preto e as devidas orientações para evitar problemas na impressão.

     

    TIPOS DE PRETO 

    Devemos prestar atenção nos tipos de preto para impressão. Alguns merecem um cuidado especial para que não ocorram erros em sua finalização.

    Confira abaixo todos os tipos de preto:

    Preto Carregado

    O preto carregado é um tipo de preto que não é aceito em impressões. Sabe-se que o preto está carregado quando a soma dos 4 canais da paleta CMYK supera 320%, ou seja, uma carga muito grande de tinta será liberada fazendo com que a impressão fique borrada ou cole em outros papéis.

    Preto Carregado

    Para verificar se o preto está carregado, execute as orientações abaixo:

    Corel Draw
    Selecione a ferramenta “Conta-Gotas de Cor” e coloque-a em cima de todas as áreas de preto da sua arte. Irão aparecer 4 números (referentes aos 4 canais do CMYK). Some esses números e confira se ultrapassam 320.

    Ex: C90 + M85 + Y100 + K95 = 370% de cor (preto carregado)

    Evite ao máximo esse tipo de preto. O mais indicado é utilizar preto fundo (C:40 M:0 Y:0 K:100) ou então preto puro (C:0 M:0 Y:0 K:100).

    Illustrator e Photoshop

    Abra a janela clicando em Color (Cor) – atalho F6 – ou por meio da opção Window (Janela), no menu. Selecione a ferramenta Eyedropper (Conta-gotas) teclando “I” e clique nas áreas pretas. As cores selecionadas serão mostradas na janela Color (Cor).

    -> Continue lendo para saber mais sobre essas formas de uso da cor preta.

    Caso o arquivo seja enviado com preto carregado, ele será colocado em pendência*, sendo solicitado ao cliente a correção. Somente após o reenvio do arquivo corrigido ele será encaminhado para a produção.

    * Se o arquivo for enviado em PDF/X-1a, dependendo do nível de sobrecarregamento do preto, o sistema Pré-flight poderá advertir que o preto está carregado ou até mesmo não concluir o processo de envio, bem como se houver a presença de cores em Pantone.

     

    Como corrigir o preto carregado

    O preto passa a estar “carregado” quando a soma dos 4 canais de cor do CMYK ultrapassa a porcentagem de 320%, podendo ocasionar manchas durante a impressão.

    Ex: C: 100 M: 100 Y: 100 K: 80 = 380% de cor (preto carregado)

    Então, em todos os textos ou curvas do seu arquivo, certifique-se de que a porcentagem total de cores não esteja ultrapassando 320%.

     

    Caso o preto carregado esteja nas imagens é preciso que você diminua a porcentagem de cor. Para fazer isso, siga o passo a passo:

    Corel Draw

    • No Gerenciador de Objetos, marque a opção “Mostrar propriedades do objeto”;
    • Selecione todo o arquivo e pressione as teclas “CTRL + U” para desagrupar as informações ou clique no sinal de “+”, localizado no campo “Camada 1”;
    • Em seguida selecione a ferramenta “Conta-gotas de cor” e coloque em cima de todas as imagens que contenham a cor preta;
    • Verifique se a soma de todos os canais ultrapassa a porcentagem de 320%;
    • Caso isso aconteça, selecione a imagem, e na parte superior clique no menu “Efeitos”;
    • Selecione a opção “Ajustar”;
    • Para finalizar, clique em Gama. A porcentagem de cor irá diminuir, não deixando a tonalidade do seu preto carregado.

    Illustrator

    • Selecione a(s) imagem(ns) do arquivo, e com a ferramenta “Eyedropper Tool/Conta Gotas” verifique se as tonalidades de preto estão ultrapassando 320%;
    • Caso isso aconteça, selecione a(s) imagem(ns), e na parte superior clique no menu “Edit/Editar”;
    • Depois clique na opção “Edit Colors/Editar Cores”;
    • Agora selecione a opção “Ajust Color Balance/Ajuste de Balanço de Cores”;
    • Em “Color Mode/Modo de Cor” selecione a opção CMYK;
    • Em seguida diminua a porcentagem de cores;
    • Para finalizar selecione a opção “Preview” e clique em “OK”.

    Photoshop

    • Selecione a(s) imagem(ns) do arquivo, e com a ferramenta “Eyedropper Tool/Conta Gotas” verifique se as tonalidades de preto estão ultrapassando 320%;
    • Caso isso aconteça, selecione a(s) imagem(ns) e na parte superior clique no menu “Image/Imagem”;
    • Em seguida selecione a opção “Adjustments/Ajustes”;
    • clique em “Curves/Curvas”;
    • Em Channel/Canal, selecione a opção “Black/Preto”;
    • Agora, vá alterando o marcador preto até chegar na cor ideal, que não ultrapasse 320%;
    • Para finalizar, clique em “OK”.

    Preto Puro (ou Preto Normal)

    O preto puro é a tonalidade mais recomendada para ser usada em textos ou curvas. Ele pode ser utilizado tanto na impressão digital como em offset. O preto puro não é recomendado na utilização do fundo das artes, pois na impressão pode passar a ter um tom marrom escuro. A configuração correta do preto puro é  C:0 M:0 Y:0 K:100.

    Preto Normal

    Preto Fundo

    O preto fundo é uma tonalidade de preto recomendada para ser usada no fundo das artes por conter um pouco de ciano em sua composição. Entretanto, ele é indicado somente para impressos em offset, pois se produzido em impressão digital o preto ficará com tom azulado. Os canais de cor desse preto são: C:40 M:0 Y:0 K:100.

    O preto fundo também serve como calço para que o preto não fique “lavado”.  Geralmente é utilizado em materiais como pastas, folders, etc.

    Preto fundo

    Preto Linha (ou Preto Contorno)

    O preto linha é utilizado para proteger os textos com o fundo preto, e deve ser utilizado como contorno em textos quando eles estiverem a frente de um fundo preto, pois a tinta poderá “invadir” as outras cores durante a impressão. Com essa proteção, os textos ficarão mais nítidos. Os canais de cores desse preto são: C: 1 M: 1 Y: 1 K 100.

    Preto Contorno


    Impressão do cinza

    Ao utilizar tonalidade cinza em uma arte é preciso tomar alguns cuidados para evitar divergências de cores.

    As tonalidades cinzas devem ser criadas apenas usando o canal “K” da paleta CMYK. Para isso, basta variar o canal “K” do 1 ao 100. Recomendamos a não utilização de outros canais de cor na composição do cinza a fim de que a tonalidade não fique esverdeada ou avermelhada. Além disso, ao aumentar todos os canais de cor há a possibilidade de sobrecarregar a impressão, ocasionando variações na tonalidade escolhida e até mesmo causando manchas.

    Caso o canal K (preto) esteja inferior aos demais, as cores ciano (C), magenta (M) e amarelo (Y) se sobreporão ao preto, fazendo com que o resultado final de sua arte não fique fiel ao que é visualizado no monitor.

    ATENÇÃO: sugerimos que, ao trabalhar com o cinza, seja aplicado no mínimo 15% de cor no canal “K”, para que a cor não fique muito fraca. Veja mais informações no item “Marca d’água”.

    COMO PROTEGER CORES CHAPADAS

    Recomendamos que para as cores chapadas, como por exemplo, o preto fundo (C:40 M:0 Y:0 K:100), preto puro (C:0 M:0 Y:0 K:100), entre outras com grande porcentagem de cor, seja acrescentado ao material a cobertura de verniz total ou laminação fosca, afim de proteger a impressão, evitando riscos ou pequenos decalques em sua finalização.

    Verifique o exemplo abaixo:

    cartão de visita sem cobertura

    cartão de visita com uv total

     

    Outras instruções que podem ser relevantes:

    – Como utilizar a cor preta:

    – Como converter uma imagem RGB para CMYK?

    – Bordas e molduras

    – Textos com excesso de nós

    – Convertendo efeitos em imagem

    Clique AQUI para acessar mais conteúdos instrucionais!