Todo efeito aplicado na arte deve ser convertido em imagem antes da geração do arquivo PDF. Isso é essencial para evitar falhas de visualização e impressão.
A conversão de efeitos em imagens evita limitações inerentes ao processo de conversão para PDF e, consequentemente, impressão com erros na arte.
A forma adequada varia de acordo com o programa utilizado:
Uma dica útil é agrupar todos os elementos que compõem o fundo da arte e transformar em uma única imagem. Ou seja, um fundo único e estendido por toda a área da arte, sem ficar imagens sobrepostas. Isso ajuda a preservar a aparência correta no PDF final.
⚠️ Atenção:
Ao utilizar efeitos como transparência, degradê (gradiente), lentes, sombras, entre outros, é indispensável realizar a conversão correta desses efeitos conforme o seu software de edição antes de gerar o PDF/X-4.
Lembramos que não realizamos correção ou ajustes nos arquivos, e não nos responsabilizamos por artes com fundos transparentes incorretos, e efeitos não convertidos. A impressão é realizada exatamente conforme o arquivo recebido.
Se sua arte contém imagem com fundo transparente, agrupe todas as imagens, efeitos e elementos em um fundo único. Caso contrário, pode acontecer do fundo ficar branco automaticamente.
Imagem com fundo Transparente
Sem fundo transparente
Esse resultado pode ocorrer tanto em conversões feitas manualmente quanto no conversor automático do site. Trata-se de uma limitação do formato PDF, e não de um erro de produção.
Siga essa dica, faça a conversão de efeitos em imagem para receber seu impresso conforme desejado!
Outras instruções que podem ser relevantes:
– Como converter uma imagem RGB para CMYK?
– Convertendo efeitos em imagem
Clique AQUI para acessar mais conteúdos instrucionais!