Baixe o gabarito e faça sua arte seguindo nossas dicas!

Central de Ajuda

Montagem e Fechamento de Arquivos

  • Vinco

  • O cartão duplo 9 x 10 cm é um material interessante, pois pode ser utilizado para diversos fins: convites, cartões para comemorações, cartões de visita, etc. Para o nosso exemplo, vamos fazer um cartão de visita com vinco. Veja abaixo como serão a frente e o verso para a parte externa do nosso cartão.

    Cartão de Visita Duplo l Acabamento de Vinco l Atual Card

    Agora, vamos ver o exemplo da arte da parte externa do nosso cartão.  O primeiro-passo para criar sua arte gráfica é baixar o gabarito padrão disponível na página do produto e utilizar o arquivo nomeado como frente.

    Arte Cabeça com Cabeça l Acabamento de Vinco l Atual Card

    Repare que a arte da frente do nosso cartão, que está na parte superior do arquivo, está “de cabeça para baixo”. Você deve fazer a arte do seu material sempre desta forma, porque quando o material for dobrado, a parte da frente ficará na posição correta. A gráfica chama este tipo de montagem de “cabeça com cabeça”, pois a parte de cima da frente fica “grudada” na parte de cima do verso.

    Para fazer a parte interna do seu cartão, onde você poderá colocar fotos, textos ou o que desejar, utilize o arquivo do gabarito nomeado como verso. Faça toda a arte da parte interna “de cabeça para cima”, ou seja, na posição normal. Veja abaixo o nosso exemplo:

    Cartão de Visita Duplo parte interna l Acabamento de Vinco l Atual Card

    Note que, na parte interna do cartão, você coloca todas as informações na posição “de cabeça para cima”. Quando o cartão é aberto, as informações aparecerão desta forma.

    Você também deve ter notado que no gabarito existem algumas linhas coloridas. Estas linhas são chamadas de Margens de Segurança. Elas servem para auxiliar o seu trabalho, para que você coloque a sua arte de forma correta no arquivo antes de enviá-lo para a gráfica. Vamos analisar estas linhas marcadas na imagem:

    Linhas de Segurança l Acabamento de Vinco l Atual Card

     

    Margem de segurança: Esta linha é o limite para você colocar as informações mais importantes do seu material. Caso alguma destas informações ultrapasse esta linha, ela poderá ser cortada na hora da produção pela gráfica.

    Linha de corte: Esta linha marca o local em que o seu material será cortado. Você não pode deixar nenhuma informação importante entre esta linha e a linha de segurança. Entretanto, você deverá deixar uma imagem ou uma cor, caso contrário poderão sobrar espaços em branco no material.

    Linha de sangra: Esta linha marca o limite do fundo da sua arte. Este fundo deverá chegar até esta linha, preenchendo o fundo inteiro do arquivo.

     A linha horizontal que passa pela metade do material é o vinco. O vinco é uma marcação no meio do material para indicar o local em que ele será dobrado posteriormente. A gráfica fará uma espécie de “pré-dobra”. Próximo ao vinco, você poderá ver também as margens de segurança, respeite-as e não deixe nenhuma informação ultrapassá-las. Outra informação importante: a distância da borda até o vinco é de no mínimo 4 cm.

    Vale mencionar que em materiais com vinco não é possível à aplicação de verniz, porque o processo de produção de vinco “quebra” o verniz, danificando o material.

    Agora que você já sabe como criar materiais com vinco, confira as inúmeras opções da Atual Card e dê ainda mais vida aos seus impressos!

    Outras instruções que podem ser relevantes:

    – Como utilizar a cor preta:

    – Como converter uma imagem RGB para CMYK?

    – Bordas e molduras

    – Textos com excesso de nós

    – Convertendo efeitos em imagem

    Clique AQUI para acessar mais conteúdos instrucionais!