Central de Ajuda

Montagem e Fechamento de Arquivos

  • Verniz UV Localizado

  • Sobre o acabamento

    O acabamento de Verniz Localizado realça algumas áreas do impresso. A área onde o verniz é aplicado fica com um brilho suave. Apenas as áreas determinadas pela máscara de verniz recebem o efeito, o restante do produto mantém a cobertura original adquirida, Laminação Fosca.

    O que é máscara?

    Máscara é a parte do arquivo onde você determina os locais onde o verniz será aplicado. O verniz pode ser aplicado em nomes, logos, desenhos ou para criar um efeito de marca d’água. A aplicação de verniz pode cobrir até 30% da área total do seu impresso. Para aplicações de verniz que ultrapassem esse limite, deverá ser adquirido o acabamento opcional de “Verniz acima de 30%”.

    verniz-uv-localizado

    Como deve ser enviada a máscara?

    Crie sua arte no software que preferir, CorelDraw, Photoshop, Illustrator, etc, e nos envie o PDF final pelo site.

    Este arquivo deve seguir as seguintes regras:
    – a máscara de verniz deve ser enviado em arquivos diferente da arte.
    – Somente a área de aplicação devera estar em Preto 100% (C:0 Y:0 M:0 K:100).
    – A máscara não deve conter outras cores.
    – A área da máscara que não vai receber o acabamento deve estar em branco(C:0 M:0 Y:0 K:0), e não pode conter qualquer tipo de cor.
    – caso a aplicação de verniz seja sobre objetos da arte, certifique-se que a máscara encaixa perfeitamente sobre o objeto.

    mascara-uv-local-encaixada

     

     

    – não conter qualquer tipo de efeito como transparência, gradiente, powerclip e etc…

    Para o envio dos arquivos são disponibilizados quatro campos: Frente, Verso, Máscara Frente e Máscara Verso. Envie cada parte da sua arte separada, em cada um dos campos. Isso facilita a produção e reduz o risco de problemas!

    ATENÇÃO: Para uma boa impressão de textos, o tamanho mínimo das fontes deve ser de 7pts, assim como a espessura mínima para linhas, tanto de fontes como de objetos, deve ser de 0,09mm. Mesmo com essas especificações, as máscaras de verniz que contiverem detalhes muito pequenos e linhas muito próximas uma das outras podem deixar o verniz “chapado”, prejudicando a diferenciação dessas linhas e detalhes. Para evitar esse tipo de contratempos, recomendamos utilizar fontes sem contornos ou aplicação de negrito e evitar a criação de máscaras de verniz com muitos detalhes e linhas muito próximas.

    Área de cobertura de verniz

    Na compra do material com Verniz Localizado, está inclusa a cobertura de até 30% da área total do material com o verniz. Caso a área desejada para a aplicação do verniz seja maior do que essa porcentagem, é necessário adquirir o acabamento “Verniz acima de 30%” que possibilita cobertura de áreas de qualquer proporção do material.

    mascara-uv-acima30%

    Procure identificar se a área que receberá verniz é menor que 30% do tamanho total do material para que a máscara seja enviada dentro deste limite, pois se se esse limite for ultrapassado  sem a compra do acabamento que possibilita a área maior de cobertura, seu pedido ficará em pendência atrasando o prazo de envio.

    Arquivo PDF/X-1a

    Para enviar seu material que contenha aplicação de verniz localizado em PDF/x1-a, não se esqueça de exportar uma página separada para o verniz. Assim você garante que seu material entre em produção imediatamente, sem horário de corte!

    Conheça essa cobertura e os demais produtos da Atual Card!

     

    Outras instruções que podem ser relevantes:

    Como utilizar a cor preta:

    Como converter uma imagem RGB para CMYK?

    Bordas e molduras

    Excesso de nós

    Convertendo efeitos em imagem

    Clique AQUI para acessar mais conteúdos instrucionais!