Central de Ajuda

Montagem e Fechamento de Arquivos

  • Adesivos

  • Para que o adesivo fique correto e como você espera, é necessário  tomar alguns cuidados em relação a criação da arte gráfica e do arquivo Faca, que tem por finalidade indicar o formato  final que o material precisa ter.

     

    Adesivo com corte padrão

    Para fazer a criação da arte deste modelo de adesivo, faça download do gabarito do produto e utilize-o para a montagem. No gabarito você encontrará indicação de onde será o corte do material, qual a área de segurança que precisa ser respeitada e a área de sangra. Veja:

    Sangra e Segurança

    A margem de sangra e a margem de segurança auxiliam na padronização da arte e evitam que ocorram problemas como uma informação importante ser cortada ou o fundo ficar com filetes em branco.

    No exemplo abaixo utilizaremos um adesivo 4x5cm, como demonstração das margens.

    Adesivo-Atual-Card- Instrução

    1. Certifique-se que as informações que não podem ser cortadas, como textos, por exemplo, estejam para dentro da margem de segurança, para que não sejam perdidas durante o processo de refile (corte) do produto.
    2. Estique o fundo da sua arte até a última linha do gabarito (Margem de Sangra), assim não correrá o risco de sair partes em branco, caso haja leve variação de corte.

    Lembre-se: o tamanho máximo deste adesivo é de 4x5cm, e o tamanho mínimo é de 2×2,5cm.

     

    Montagem da Faca

    Como todo material, o adesivo tem suas particularidades. Um dos diferenciais desse material é a possibilidade de realizar um corte em formato especial. Esse formato é definido por uma faca, sendo necessário respeitar uma margem de segurança e uma margem de sangra.

     

    Uma forma fácil de validar as medidas da faca é utilizando a ferramenta de Contorno.

    Exemplo no programa Corel Draw:

     

    botao-contorno

    Segurança – Contorno interno

    Todo material que utiliza faca tem, obrigatoriamente, que obedecer uma margem de segurança de 2,0mm entre o corte e as informações que não podem ser cortadas da arte, veja o exemplo abaixo:

    2-600x34

    segurança

    Sangra – Controle externo

    Para a área de Sangra não é diferente, utilizamos 2,0mm além do corte, para garantir que não haja bordas brancas.

    1-600x34

    sangria1

    Resultado Final:

     

    ad4-600x450

    Arquivo Faca

    Em relação às facas, evite:

    Caso sua arte seja dividida em mais de uma parte pelas facas, certifique-se de que as áreas de sangra não se cruzam. Isso impossibilita a realização do acabamento de Meio Corte. Atente-se também ao tamanho mínimo de cada parte resultante do corte, que deve ser de, no mínimo, 2x2cm.Faca-de-adesivo-Atual-Card-Instrução

    Ao montar a arte e a faca do material, lembre que elas não devem se cruzar na sangra como mostra a imagem, a sangra e segurança devem ser sempre 2 mm.

    Facas de alta complexidade, com muitas pontas ou partes vazadas.

    Evite o uso de pontas e espaços muito vazados, cortes muito elaborados como o da imagem abaixo podem dificultar o processo de corte.

    stgar

    Acabamento de Meio Corte

    Os adesivos têm como característica o acabamento de “meio corte”, em que é realizado um corte apenas na parte que será destacada do adesivo, facilitando a retirada da base, como mostra a imagem abaixo:

    cvave1

    Obs.: o material que você receberá, caso tenha faca especial, será enviado desta forma. É importante ressaltar que o adesivo em tamanho 32x45cm, não recebe este acabamento.