Um dos acabamentos mais utilizados na Atual Card é a dobra para os folders. Deixando eles mais sofisticados e facilitando o manuseio. Mas para utilizar esse acabamento devemos seguir algumas regras.
Para facilitar a montagem da arte gráfica, diretamente na página o produto é possível fazer o download gratuito do gabarito (disponível em CorelDraw, Illustrator e Photoshop). Neste campo você poderá escolher entre gabarito sem dobra, com uma ou com duas dobras, como na imagem abaixo:
O acabamento de uma dobra pode ser centralizado ou deslocado. Caso seja deslocada a dobra deve-se respeitar uma margem de segurança de 7cm que é contada desde o limite da página até a indicação de dobra.
Materiais que contenham uma área menor que a de 7cm (para cada lado da indicação da dobra) não podem receber o acabamento.
Observação: no Folder 15x21cm não é possível fazer a aplicação de dobra deslocada, somente uma dobra centralizada, a fim de respeitar a medida mínima de 7cm para cada lado da dobra.
O acabamento de duas dobras é um pouco mais complexo, necessitando maior atenção durante a montagem da arte. Depois de baixar o padrão você verá que ele é dividido em três partes, sendo que uma fica um pouco menor, pois é a parte que vai ficar dobrada para dentro.
O verso que será a parte interna, também é dividido em três partes e também tem um lado menor, só que esse lado vai ser o lado contrário da frente. Como na imagem abaixo:
Agora que já identificou a funcionalidade das linhas guias que vem com o padrão, é só criar o seu layout em cima dele. Observe no nosso exemplo:
O folder com acabamento de três dobras possui quatro partes iguais, tanto na frente quanto no verso. Desta forma para criar a arte gráfica basta respeitar as indicações, margens e padrões de impressão da gráfica. Veja abaixo como fica o resultado final de um material com três dobras:
Nesse caso nenhuma informação e imagem vai por dentro de outra. Todas ficam lado a lado. Após o folder passar por esse acabamento ele ficará como uma sanfona.
Resultado Final:
Observação: marcas ou linha esbranquiçada
É importante destacar que o local do material que recebe a dobra pode ficar com marcas brancas, em parte ou em toda a extensão da dobra. Isto ocorre devido à quebra das fibras do papel, uma limitação normal do próprio material, sendo mais visível em altas gramaturas.
Outras instruções que podem ser relevantes:
– Como converter uma imagem RGB para CMYK?
– Convertendo efeitos em imagem
Clique AQUI para acessar mais conteúdos instrucionais!