Central de Ajuda

Perguntas Frequentes

  • PDF/X-1a

  • 1 – O que é PDF/X1-a?

    O formato PDF foi desenvolvido pela Adobe, e sua variação X1-a foi desenvolvida para tornar arquivos pesados em mais leves fazendo com que a entrega seja mais rápida e segura. Quando você envia seus arquivos no formato PDF/X1-a, você utiliza o Sistema Automático de Pré-Impressão (Pré-flight) da Atual Card, que é uma ferramenta online revolucionária para a conferência de arquivos. Uma grande vantagem de utilizar esse formato de arquivo é que seus pedidos são enviados direto para a produção imediatamente após a compensação do pagamento*, sem conferência ou interação manual.

    * Para que o pedido com o(s) arquivo(s) em PDF/X1-A entre em produção imediatamente após a compensação do pagamento é necessário que o pagamento tenha sido compensado até as 20h de dias úteis. Caso isso ocorra após as 20h, o pedido entrará em produção somente no próximo dia útil.

     

    2 – Como faço para exportar meus arquivos em PDF/X1-a?

    O formato PDF/X1-a não exige a instalação de nenhum programa adicional; você poderá gerar seus arquivos em softwares como Photoshop, InDesign, Corel Draw ou Illustrator e exportá-lo para o formato PDF/X1-a.
    E não se esqueça, para aproveitar os benefícios do Sistema Automático de Pré-Impressão da Atual Card exporte seus arquivos de forma separada, um PDF/X1-a para cada arquivo (frente, verso e máscara quando houver).

     

    3 – Quais os materiais estão disponíveis para envio com a utilização do Sistema Automático de Pré-Impressão?

    Você pode adquirir qualquer um dos produtos em nossa loja e enviar seus arquivos em PDF/X1-a, seja um produto com faca especial ou aplicações de acabamentos como verniz localizado ou laminações. Lembre-se que em caso de produtos com facas ou acabamentos, você deverá gerar um PDF/X1-a para cada lado do arquivo e para cada acabamento.

    Algumas poucas restrições ainda existem, como materiais que incluem a utilização de wire-o (como agendas e cadernos), dobras e vincos (como calendários de mesa) e furos (como as tags). Se tiver dúvidas na hora de enviar seu arquivo, basta verificar se abriu a tela do Sistema Automático de Pré-Impressão, com isso você terá a garantia que seu produto será produzido imediatamente após a confirmação de pagamento (desde que a compensação do pagamento ocorra até as 20h).

    Observação: caso o seu arquivo seja enviado nesse formato, mas não fique disponível para visualização, significa que o material contém acabamentos que necessitam da verificação do setor de Análise de Arquivos, para garantir que a produção do material fique correta e o produto em excelentes condições.

     

    4 – Qual a diferença entre enviar meu arquivo em Corel (*.cdr) e em PDF/X1-a?

    Quando você envia seus arquivos em CDR (formato do programa Corel Draw) você conta com duas opções, sendo enviar os arquivos no formato original (CDR) que vai para a conferência setor de Análise de Arquivos, ou converter os arquivos para o formato PDF/X-1a utilizando o conversor online da Atual Card.
    Para os arquivos enviados ou convertidos em PDF/X1-a a produção inicia-se automaticamente após a confirmação de pagamento (como já citado, desde que a compensação do pagamento ocorra até as 20h), pois a própria ferramenta avalia seus arquivos e identifica possíveis correções na hora do envio. Quando não são necessárias correções o arquivo fica disponível para impressão.

     

    5 – Como evitar que meu material seja produzido com erros ou que seja reprovado pelo Sistema Automático de Pré-Impressão?

    Para evitar erros em seu arquivo, siga as instruções (disponível na Central de Instruções) e utilize sempre o gabarito padrão disponível para cada produto. O gabarito contém o tamanho correto que sua arte precisa ter, já considerando o tamanho da sangra, inclusive indica a área de segurança do material, linha de corte e margem de sangra.

    Outras dicas importantes:

    Preto carregado: evite porcentagens altas nos quatro canais de cores CMYK (C:100%, M:100%, Y:100%, K:100%), pois uma porcentagem superior a 320 (nos 4 canais) transfere muito tinta ao material, sobrecarregando a impressão e podendo gerar manchas no produto final.

    Página frente e Página verso: para produtos que possuam frente e verso (1×1, 4×1 ou 4×4) é necessário que você envie um arquivo para cada um dos lados, ou seja, um arquivo PDF/X1-a para a frente e outro arquivo PDF/X1-a para o verso.

    Cores em CMYK: utilize sempre o modo de cor CMYK, que é o modo de cores utilizado para as impressões de materiais.

    Arquivos em PDF/X1-a: não se esqueça que os benefícios do Sistema Automático de Pré-Impressão só estão disponíveis para arquivos enviados em PDF/X1-a.