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Montagem e Fechamento de Arquivos

  • Ajuda sobre o Sistema Automático de Pré-Impressão

  • Toda vez que você envia seus arquivos em PDF/x1-a o Sistema Automático de Pré-Impressão realiza uma série de validações com seu arquivo para garantir que a impressão seja dentro dos padrões de trabalho da Atual Card e que o resultado final do pedido atenda suas expectativas.

    Para ajudar você a entender melhor quais são essas validações e como você pode corrigir sua arte antes de finalizar seus pedidos, criamos esse post com o significado de cada mensagem que o Sistema Automático de Pré-Impressão exibe e o que significa cada um deles. Confira:

    1- O arquivo é realmente um PDF/x1-a?

    Os arquivos PDF possuem diversas variações em seus formatos, porém o único padrão que a Atual Card aceita com o Sistema Automático de Pré-Impressão é o PDF/x1-a. Se você enviou seu arquivo em PDF/x1-a e não foi direcionado pela loja para o sistema de validação, cheque se seu arquivo está no formato correto. Para saber como converter seus arquivos usando Corel Draw, Photoshop, Illustrator ou InDesign, consulte nossas instruções.

    Veja abaixo a tela inicial do Sistema Automático de Pré-Impressão da Atual Card:
    PDF_AtualCard-600x310

    2 – Para produtos com máscara, o arquivo da máscara foi enviado na cor certa?

    É recomendado que para os produtos com verniz local, a arte que indica onde será a aplicação do verniz localizado no material possua máscara feita em cor preta, ou seja, C:0%, M:0%, Y:0% e K:100%. Isso se dá pelo processo de aplicação do verniz no material, que necessita que a demarcação seja feita em uma única cor, pura e sem brilho.

    Para saber como gerar seus arquivos com máscara, clique aqui.

    3 – Quantas páginas o arquivo PDF/x1-a deve possuir?

    Quando você adquirir um produto que possua impressão na frente e no verso, ou aplicação de um acabamento especial em um dos lados, é necessário que seja enviado um arquivo para cada lado, acabamento incluso.

    Na imagem abaixo destacamos que para um Cartão de Visitas 4×4 com verniz localizado é necessário enviar quatro arquivos: o arquivo da frente, o arquivo para a máscara da frente, o arquivo do verso e o arquivo com a máscara do verso.
    Quando o cliente opta por enviar todos esses arquivos em PDF/x1-a é necessário que cada parte esteja em um arquivo separado, pois o sistema de validação não aceita arquivos em PDF/x1-a com mais de uma página. Nesse caso, saiba aqui como gerar os arquivos de máscara e depois, apenas exporte em PDF/x1-a utilizando o editor gráfico de sua preferência.

    4 – Existem cores carregadas no arquivo?

    As cores carregadas são cores que utilizam 100% de mais de um canal de cor, por exemplo, ao gerar um tom de azul com a configuração C: 100%, M: 100%, Y: 0% e K: 0%, será gerado um tom azul carregado. O maior problema com esse tipo de situação é a variação de cores em seu material, que será causada por uma sobrecarga de tinta desnecessária nas impressoras. Uma boa maneira de resolver esse problema com o azul utilizado no exemplo seria configurar o arquivo com C: 100%, M: 90%, Y: 0% e K: 0%.

    Note como uma pequena redução na utilização do magenta torna o tom de azul diferente e reduz as chances de seu material ser produzido com cores indevidas. É importante ressaltar sobre a utilização do preto, pois a maneira correta de utilizar o preto é configurando de forma pura, ou seja: C: 0%, M:0%, Y:0%, K:100%. Porém, se você está utilizando o preto em grande parte do seu material, para evitar que o tom fique fosco demais, você poderá utilizar um calço, como por exemplo: C: 40%, M:0%, Y:0%, K:100%.

    5 – O modo de cor utilizado no arquivo foi CMYK?

    A Atual Card utiliza como padrão de impressão o modo de cores CMYK, que é o modo de cores que utiliza os quatro canais de cores: Ciano, Magenta, Yellow e BlacK. Arquivos enviados em outros modos de cores (por exemplo: RGB ou Pantone) não serão aceitos, portanto, é muito importante conferir na hora de finalizar seus arquivos qual o modo de cor você está utilizando.

    6 – Existem fontes não incorporadas no arquivo?

    É necessário que todos os textos contidos em seu material sejam convertidos em curva, pois deixando as fontes em formato de texto poderá ocorrer uma formatação totalmente diferente do esperado ao inicial o processo de impressão, uma vez que a fonte utilizada pode ser desconhecida do sistema de validação.

    Saiba mais sobre como converter suas fontes aqui.

    7 – O tamanho do arquivo enviado está dentro do padrão de trabalho da Atual Card?

    O Sistema Automático de Pré-Impressão considera que o arquivo deve conter os tamanhos indicados na descrição do produto com sangra. Na imagem abaixo podemos ver que o tamanho indicado do produto é menor do que o tamanho com sangra, uma vez que a sangra serva como margem de segurança para o corte de seu material. Portanto, evite erros de produção e cortes indevidos, considere sempre o tamanho com sangra na hora de gerar seu arquivo.

    8 – As cores enviadas condizem com o produto que estou comprando?

    Conforme a legenda de cores utilizada pela Atual Card, quando o cliente compra um produto 4×1 (impressão colorida na frente e impressão preta no verso) por exemplo, o arquivo enviado deve condizer com o produto comprado. Sendo assim, se no exemplo anterior o cliente enviar um arquivo em PDF/x1-a colorido para a frente e outro colorido para o verso, o sistema de validação irá bloquear o envio e não deixará que o cliente finalize a compra.

    É muito importante ficar atento à descrição do produto que está adquirindo e confirmar se os arquivos que serão enviados estão respeitando essas descrições. Evite retrabalho e agilize a produção do seu material conferindo as cores de seus arquivos.

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