Central de Ajuda

Montagem e Fechamento de Arquivos

  • Como utilizar gabaritos/padrões

  • Fazendo o download do arquivo

    Antes de iniciar a montagem de suas artes é fundamental baixar o padrão/gabarito específico, referente ao produto que deseja adquirir. Há um padrão próprio disponível para download (para os softwares Illustrator, Corel Draw e Photoshop) na página de compra de cada produto.

    Nesses arquivos haverá as margens de segurança, áreas de cortes, sangria, e outros itens, de acordo com as características de cada produto, além de instruções gerais para a montagem da arte.

    Para baixar o gabarito é preciso ir até a página do produto a ser adquirido. Exemplo: Imagine que você precisa criar uma arte para um cartão de visita em papel couchê 300g com laminação fosca + verniz UV localizado com 5.000 unidades colorido frente e verso. Para isso, vá até o menu lateral, no lado esquerdo do site (menu com todos os produtos), clique na opção “Cartão de visita”, em seguida “Couchê 300g”, e depois em “Laminação Fosca + Verniz UV Localizado”. Após selecionar esse item, basta clicar no nome do produto com o número de unidades e opção de cor desejados (no nosso exemplo, 5.000 unidades e 4×4). Fazendo isso, será aberta a página específica do produto. Nela, haverá o link “Download dos padrões”. Clique nele, e em seguida selecione o programa em que a arte será montada (Illustrator, Corel Draw ou Photoshop) e faça o download do padrão.

    ATENÇÃO: Lembre-se de deletar (ou ocultar) as linhas dos padrões antes de exportar e enviar os arquivos.

     

    O que é área de corte?

    Ao baixar os padrões da Atual Card você perceberá algumas margens e delimitações (margem de segurança, área de corte e sangria).

    A área de corte refere-se ao tamanho final do produto. Em um folder 15x21cm, por exemplo, a área de corte será 15x21cm.

    ATENÇÃO: Durante o processo de refile, pode haver mínimas variações no tamanho final do produto.

     

    O que é margem de segurança?

    A margem de segurança é uma margem delimitada antes da área de corte. Orientamos que todas as informações importantes (textos, imagens, etc.) sejam posicionadas dentro da margem de segurança para evitar que fiquem de fora caso ocorra alguma variação no corte.

     

    O que é sangria?

    Durante o processo de corte dos materiais (refile), pode haver pequenas variações. Para evitar sobras (filetes) de papel, usa-se o processo de sangria. A sangria é uma margem localizada alguns milímetros após a área de corte. Orientamos que o fundo da arte seja prolongado (esticado) até atingir a marca de sangria.

    Nos padrões disponibilizados para os produtos no site da Atual Card, há o tamanho correto da margem de sangria.

     

    Podem ser utilizadas bordas nas artes?

    Não recomendamos o uso de bordas nas artes, uma vez que, no processo de refile, poderá haver pequenas variações no local de corte, prejudicando a simetria das bordas.

     

     

     

Assuntos Relacionados